segunda-feira, 31 de março de 2014

Som

O som é produzido por vibração das partículas materiais constituintes dos corpos.
Quando um corpo vibra e faz vibrar o meio à sua volta, o som produzido propaga-se desde a
fonte sonora até aos nossos ouvidos.

Propriedades do som 
Altura do som - Propriedade que nos permite distinguir os sons agudos dos sons graves.
                   Agudos, alto ou fina -> maior frequência de ondas sonoras ou seja tem                                                          maior número de vibração por segundo.
                   Graves, baixo ou grosso -> menor frequência de ondas sonoras o seja                                                                 tem menor numero de vibrações por segundo

Intensidade do som - A intensidade do som é a propriedade que permite classificar os
sons em fortes e fracos. Está relacionada com a amplitude da onda sonora.
A amplitude da onda sonora está associada à quantidade de energia transportada pela
onda por unidade de tempo. Assim, uma maior quantidade de energia transportada
corresponde a uma maior amplitude da onda sonora. A intensidade do som depende
ainda de:

    • Distância a que se encontra a fonte sonora; 
    • Sensibilidade auditiva; 
Timbre - É a propriedade do som que permite distinguir sons com a mesma intensidade e altura, mas provenientes de fontes sonoras diferentes.

Velocidade da propagação do som
O som é uma onda mecânica, pelo que necessita de um ameio para se propagar. A velocidade do som depende da elasticidade, da densidade e da temperatura do meio de propagação.
De uma forma geral a velocidade de propagação do som é maior nos sólidos do que nos líquidos e maior nos líquidos do que nos gases.
O valor da velocidade da propagação do som (v) em qualquer meio pode ser obtido pelo quociente entre a distância (d) e o intervalo de tempo (Δt) que o som demora a percorrer essa distância

Formula da velocidade do som









Fenómenos do som
Reflexão do som
Eco
O eco consiste em ouvir a repetição de um som que foi produzido instantes antes. O eco resulta da reflexão do som quando este encontra superfícies duras e lisas. A reflexão é um fenómeno ondulatório que ocorre quando a onda é obrigada a mudar de direção, ao encontrar um obstáculo. A distância que o som percorre é:

D= 340 x 0,1 = 34m/s

Para que seja possível ouvir distintamente o eco do som original, é necessário que seja percorrida uma distância de igual ou superior a 17m até ao obstáculo.

Reverberação
Quando a distância entre a fonte sonora e a superfície refletora é inferior a 17m, ocorre a reverberação do som. Neste caso, não se consegue distinguir o som original do som refletido pelo que há apenas a sensação de um prolongamento do som original e os sons parecem durar mais tempo no nosso ouvido do que seria normal.



Ressonância sonora

A ressonância ocorre quando a frequência natural da vibração de um corpo é igual ou múltipla da frequência de vibração da fonte sonora. O resultado é uma maior amplitude da onda sonora e, consequentemente, um som mais forte. Certos materiais absorvem parte da energia sonora, constituindo por isso isoladores sonoros.
É por isso que em cada compartimento da casa, geralmente, temos tantos tecidos não é apenas para decorar mas sim para absorver parte da energia sonora.





Refracção do som

A refracção resulta da alteração da velocidade de propagação de uma onda, normalmente é acompanhada de alteração da direcção de propagação. Por palavras mais simples quando estamos numa sala por vezes fechada e fazemos lá muito barulho as pessoas que estão do outro lado da porta, provavelmente, iram ouvir o barulho, a isto se chama refracção (passagem do som para outro meio).




Ouvido Humano
Para conseguirmos ouvir um som, é necessário que este seja produzido pela fonte sonora, que a onda se propague num determinado meio e que chegue ao nosso ouvido, onde é percepcionado.
O ouvido humano é constituído por ouvido externo,
ouvido médio e ouvido interno.
As vibrações sonoras são captadas pelo ouvido externo (no tímpano) e transmitidas ao ouvido médio, que as amplifica e envia ao ouvido interno.
A propagação das ondas no líquido do ouvido interno origina impulsos eléctricos que são transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo. No cérebro, estes impulsos são descodificados e traduzidos em sons.



Espeto Sonoro
Nem todas as vibrações que atingem os nossos ouvidos são por estes percepcionadas. O conjunto de todas as frequências possíveis para as ondas sonoras é denominado por espectro sonoro. De acordo com a frequência da onda sonora, classificam-se os sons em infra-sons (frequência menor que 20Hz), sons audíveis (frequência entre 20Hz e 20 000Hz) e ultra-som (frequência maior que 20 000Hz).


1 comentário:

  1. Este coisinho do som foi escrito no blog no dia 30 de Março mas deve ter havido algum problema, ou então não ficou tempo suficiente para publicar então ficou como rascunho, por isso aparece como se fosse escrito no dia 31 de Março, mas na verdade foi escrito a 30 de Março.
    Obrigada pela compreensão.

    ResponderEliminar